O teletrabalho é uma tendência generalizada, atualmente, e será cada vez mais utilizada. Com a pandemia que estamos a enfrentar, do Covid-19, vimos essa realidade tornar-se numa necessidade. O Governo pediu à população que optasse pelo isolamento voluntário e decretou, que as empresas que assim o possam fazer, colocassem os seus funcionários em regime de teletrabalho.

Esta situação para muitos é nova, e por isso mesmo, traz dificuldades, desafios e um imperativo de criar estratégias para lidar da melhor forma possível, conseguindo ser produtivo e mantendo a sanidade mental.

Partilhamos convosco alguma dicas que consideramos fundamentais:
  • Mantenha as suas rotinas matinais

O ideal é acordar, tomar banho e arranjar-se como se fosse sair para o escritório. Manter as suas rotinas ajudará a que se mantenha com o mesmo registo anterior. E, psicologicamente, estas ações funcionam como se houvesse efetivamente uma transição de casa para o trabalho.

  • Planifique o seu dia

Pense nas suas tarefas profissionais que deve cumprir e faça uma lista. Defina prioridades e vá colocando dessa forma as tarefas de modo a poder organizar-se melhor e a alcançar objetivos diários, que o fará sentir-se mais produtivo.

  • Tenha um espaço próprio para trabalhar (de preferência isolado e com sossego)

Deve criar um ambiente exclusivo de trabalho numa zona específica da casa e não andar a mudar de divisão. Terá mais facilidade de concentração e, futuramente, irá associar aquela zona a obrigações laborais.

  • Estabeleça horas de trabalho e de lazer

Esta é talvez uma das dicas mais importantes, porque quando trabalhamos a partir de casa, a vida profissional e pessoal podem acabar por se entrelaçar. É fundamental definir um horário em que está dedicado ao trabalho mas também um momento em que este termina para que possa dar lugar à sua vida pessoal.

  • Saiba dar o dia de trabalho por terminado

Na sequência da dica anterior, uma das dificuldades do teletrabalho é a falta de gestão do tempo, o que leva a que outras tarefas se misturem e o trabalho se prolongue noite dentro, o que acabará por interferir com a sua rotina no dia seguinte.

Agora boa sorte e lembre-se que trabalhar remotamente tem imensas vantagens, mas devemos criar rotinas e estabelecer objetivos que nos ajudarão a sermos produtivos.